24/JANEIRO
Consórcio
Consórcio imobiliário em SJC: conquiste a casa própria!

Consórcio imobiliário SJC: invista no seu sonho com segurança.

 

Adquirir um imóvel para sair do aluguel continua sendo um dos grandes sonhos do brasileiro. Quem está em busca de um consórcio imobiliário em São José dos Campos (SJC) deve levar em consideração todos os benefícios dessa modalidade de investimento.

Por causa disso, trouxemos neste artigo todas as informações para que você possa investir com segurança neste modalidade que oferece diversos benefícios e vem sendo cada vez mais utilizada.

Você vai ver por aqui:

  • O que é um consórcio imobiliário?

  • Por que investir em um consórcio imobiliário em SJC?

  • Os benefícios do consórcio de imóveis;

  • Se o consórcio é a modalidade indicada para realizar seu sonho da casa própria;

  • Como investir em um consórcio imobiliário com segurança.

Boa leitura!

O que é um consórcio imobiliário?

O consórcio é uma solução de crédito que surgiu na década de 1960. Essa modalidade nasceu com o intuito de financiar a compra de um bem em conjunto com outras pessoas, como uma espécie de poupança conjunta.

Assim, foi criada a base do sistema que hoje é fiscalizado pelo Banco Central e administrado por grandes empresas que se dedicam a consórcios em todos os setores, inclusive no imobiliário.

mãe jovem com bebê em um momento em família na casa adquirida através do consórcio imobiliário em sjc

Na prática, o consórcio funciona de maneira muito simples: 

Primeiro, a empresa administradora responsável pelo sistema reúne um grupo de pessoas que estejam interessadas em adquirir um bem, seja um carro ou um imóvel, e, juntas, essas passam a pagar parcelas mensais.

Assim, elas formarão, juntas, o caixa do grupo, criando subsídios para que periodicamente um determinado número de membros do grupo receba uma carta de crédito, que será usada na compra do bem consorciado.

As cartas de crédito para um consórcio imobiliário podem ser concedidas de duas formas: por sorteio ou por lance. O sorteio é feito pela própria administradora ou baseado no resultado da Loteria Federal, utilizando o número da cota de consórcio que a pessoa adquiriu.

Sorteado aquele número, a pessoa que o detém recebe a carta de crédito. Pela outra modalidade, há uma espécie de leilão, em que os consorciados podem dar lances para receber o crédito. Aquele que der o maior lance é o vencedor.

Por que investir em um consórcio imobiliário em SJC?

A cota de um consórcio imobiliário é a parte do valor total que você compra. Ela corresponde a um número que integra o grupo de consorciados, dando a eles o direito de participar dos sorteios.

Além da grande vantagem de aquisição de uma cota, o consórcio imobiliário em São José dos Campos é a modalidade de crédito mais simples para realizar o sonho de um imóvel novo.

Diferentemente do financiamento, o consórcio de imóveis é uma forma programada de compra que tem como objetivo não comprometer o orçamento. A modalidade também ajuda as pessoas que não têm o hábito de poupar dinheiro.

Confira também: respondemos a todas as suas dúvidas sobre o consórcio!

Pelo fato da comprovação de renda ser menos burocrática que ao realizar um financiamento, no consórcio imobiliário basta o comprador adquirir uma cota e pagar as parcelas em dia para ter direito a participar dos sorteios ou a dar lances.

Como não há cobrança de juros nessa modalidade, ela passa a sermuito mais vantajosa, pois é preciso pagar somente uma taxa administrativa. O que torna o valor final do imóvel menor do que se ele fosse adquirido utilizando o crédito imobiliário, que cobra taxas de juros elevadas. 

O consórcio imobiliário em SJC é um investimento em que a pessoa a paga uma parcela mensal, predefinida em contrato. Por não exigir entrada, é uma modalidade muito valorizada para quem busca um investimento de crédito.

Essa modalidade financia 100% do valor do imóvel e a carta de crédito tem liquidez imediata após a contemplação. Isso significa que quem usa o consórcio imobiliário em SJC para comprar um imóvel tem a mesma força de negociação que teria se fosse fazer o pagamento à vista, em dinheiro.

Quais são os benefícios de um consórcio imobiliário em SJC?

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), em relação ao número de adesões registrado entre janeiro e outubro de 2019, o setor de consórcios cresceu 30%. Isso mostra o quanto essa modalidade de investimento imobiliário tem crescido em preferência em todo o país.

Ainda segundo a Abac, é possível poupar com o consórcio, no mínimo, 25% do valor do imóvel em relação ao investimento feito em um financiamento para dar o lance e conseguir a carta de crédito sem depender do sorteio. Para isso, é importante entender como funcionam as contemplaçõese ficar atento às atualizações do grupo de compra.

Para quem não tem pressa de adquirir um imóvel, o consórcio imobiliário em SJC é uma excelente opção. É possível também utilizar o saldo do FGTS para pagar as parcelas, ofertar um lance ou complementar o valor do crédito. Após comprar sua casa, o benefício ainda pode ser usado para quitar o saldo devedor.

As cotas de consórcio contempladas são atraentes também para quem deseja adquirir um imóvel sem se submeter às abusivas taxas de juros bancárias. Essas cotas são para quem já tem direito à carta de crédito — seja por ter sido sorteado, seja porque o consorciado deu um lance vencedor — e pode comprar o bem previsto no consórcio.

O consórcio imobiliário é um investimento seguro, pois o sistema é fiscalizado pelo Banco Central e regulamentado pela Lei nº 11.795, a Lei dos Consórcios. É possível também escolher o valor do crédito e como utilizá-lo e, ainda assim, pagar menos (em média 70%) até a contemplação, o que chamamos de parcela reduzida.

Ainda em dúvida se o consórcio imobiliário em SJC é a modalidade mais indicada para seu perfil? Confira o tópico a seguir!

 

Confira se o consórcio imobiliário é a opção mais indicada para você!

Fique atento ao prazo máximo do contrato

É importante atentar-se ao prazo máximo do contrato no consórcio imobiliário em SJC. Esse prazo pode variar, sendo que o comprador pode ser contemplado tanto no primeiro mês quanto no último.

Não é preciso ter pressa no consórcio, mas você pode adiantar sua contemplação com lances, que vamos falar mais para frente. Caso contrário, é possível planejar e organizar seu orçamento com segurança para adquirir seus bens por meio do consórcio imobiliário.

Verifique a legalidade da administradora

Antes de firmar contrato, busque informações sobre a administradora responsável pela negociação. O órgão que fiscaliza essas empresas é o Banco Central. Ele tem total autoridade para normalizar e fiscalizar as empresas que ofertam essa modalidade de crédito a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

Todos os contratos firmados entre as administradoras e os integrantes são regidos pela Lei nº 11.795/2008, que garante a segurança necessária para finalizar um negócio envolvendo um alto valor.

Porém, atenção: é sempre indicado verificar se a empresa está credenciada ao Banco Central antes de fazer a aquisição da cota.

Atenção ao lance: ele pode diminuir o prazo de espera pela contemplação

Na prática, o sistema de lances no consórcio imobiliário em SJC é parecido com um leilão. Os lances mensais de maior valor terão a carta de crédito concedida.

Ao ofertar um lance, é importante compreender que será uma antecipação do pagamento das parcelas que estão por vir, e isso pode ser feito de duas formas: ou reduzindo a quantidade de parcelas que restam ou diminuindo o valor dessas parcelas.

O consorciado pode, ainda, usar seu FGTS para ofertar um lance e, posteriormente, complementar o valor da carta de crédito.

Além disso, é sempre bom lembrar que o consorciado só precisa realizar o pagamento do seu lance se ele for o vencedor.

Atente-se ao ressarcimento

Se o consorciado optar por desistir do investimento, ele precisa estar atento às condições de ressarcimento. Essa cláusula é estabelecida em contrato, no ato da aquisição.

De acordo com a lei, quando a pessoa que receberá o bem estabelecido pelo consórcio desiste, ela tem o direito de receber de volta parte do valor pago. Nesse caso, é comum ser descontada do montante quitado a taxa de administração e, quando existir, a tarifa de seguro. No entanto, esse dinheiro poderá ser sacado apenas 30 dias após o término do grupo.

Invista com segurança em um consórcio imobiliário em SJC

O consórcio imobiliário em SJC vai além da compra de uma casa ou apartamento: essa modalidade possibilita tanto o investimento para uma oportunidade de compra como também a construção ou reforma do seu patrimônio.

Quais os benefícios do consórcio de imóveis da Porto Seguro Consórcios?

Gostou do nosso conteúdo sobre consórcio imobiliário em SJC? Temos certeza de que você também irá gostar de:

Confira esses e outros artigos no nosso blog. Até a próxima!

Pensando em investir em um consórcio? Entre em contato conosco!

Conheça a GMR

A GMR Consórcios e Seguros é especialista em crédito imobiliário, sobretudo o consórcio. 

E sabe qual é o nosso maior diferencial? Oferecemos uma consultoria especializada realizada por profissionais com mais de 10 anos de experiência no mercado. 

Assim, o nosso cliente é conduzido pelo melhor caminho para a aquisição do seu bem, seja ele um imóvel ou um automóvel.

Não importa o tamanho dos seus sonhos, a GMR realiza!

 

Seus sonhos são só seus, mas podemos dar uma mãozinha. Por isso, investir em um consórcio de confiança como a GMR Consórcios, empresa representante Elite da Porto Seguro Consórcios é, sem dúvidas, a melhor opção.

 

GMR Consórcio e Seguros
Entre em contato via WhatsApp.