18/FEVEREIRO
7 Dicas para poupar ganhando pouco

7 dicas para poupar ganhando pouco



Não é tarefa fácil pagar todas as contas do mês e ainda conseguir economizar e pensar no futuro. Segundo um estudo do Banco Central, para 91% dos brasileiros que não possuem investimentos a razão simples: não sobra dinheiro.


Se você também se encontra nessa situação, ganha pouco, mas quer poupar, vamos te dar 7 dicas preciosas para você conseguir sair do zero e alcançar esse objetivo. 


1. Entenda suas finanças


Antes de tudo você precisa visualizar quais são seus gastos mensais. De qual maneira? É preciso registrar todas as suas movimentações financeiras. Isso inclui saber quais são as suas:

  • Despesas fixas – aquelas com valor igual todo mês, por exemplo, aluguel da sua casa.
  • Despesas variáveis – que mudam conforme o mês, é o caso da conta de luz, água, etc.
  • Despesas extras – algo inesperado, mas que precisa ser feito, algum conserto, uma emergência que você não estava contando.
  • Despesas adicionais – são aquelas que você escolhe ter, uma viagem em um feriadão prolongado, um jantar especial com a família.


A partir disso, você consegue ter uma visão do seu dinheiro. Vai poder entender melhor onde você gasta aquilo que ganha e assim tomar melhores decisões.


2. Corte gastos com pequenas medidas 


O primeiro passo foi entender para onde seu dinheiro está indo, agora chegou o momento de saber como e o que cortar. Com a visão que você terá do registro das suas finanças é possível ter o entendimento de que talvez aquele gasto com roupas possa diminuir, que a conta de luz pode ficar mais barata se você se policiar a apagar as luzes quando sair do ambiente ou até mesmo optar por se divertir de maneira mais barata. Entende qual é o ponto? Não precisa fazer loucuras, mas pequenas medidas adotadas na rotina vão te fazer conseguir poupar com sucesso.


3. Reserve um valor para poupar todo mês


Tendo analisado as dicas anteriores, outra coisa bem bacana para conseguir economizar é definir uma quantidade viável para você reservar todo mês. Claro, sabemos que você ganha pouco, certo? Então a intenção aqui é te ajudar a começar a poupar gradativamente. Especialistas dizem que o ideal seria economizar entre 10 e 15% da sua renda líquida, comece com menos e vá aumentando conforme sua situação financeira for melhorando.


4. Descubra uma fonte de renda alternativa


Falando em melhorar sua situação financeira outra coisa que você pode pensar quando o objetivo é poupar é encontrar uma renda alternativa. E a solução pode estar onde você menos espera. Todos nós temos um talento ou um hobby, se o seu é cozinhar, por exemplo, que tal vender aqueles seus docinhos que todo mundo sempre elogia? Outra saída, se você trabalha em horário comercial, encontrar algum trabalho noturno ou aos fins de semana.


5. Evite o cartão de crédito sempre que possível


Seu cartão não funciona como uma renda que você não tem, não aposte nisso. Para se adaptar com tudo que você gasta, procure pagar tudo à vista. E lembre-se sempre: não gaste o que você não tem. Isso pode virar uma bola de neve.


6. Pague todas as suas contas em um único dia


Parece bobeira, mas lembra o que falamos sobre pequenas mudanças? Quando você muda a data de vencimento das suas contas fixas todas para o mesmo dia, de preferência próximo ao dia que cai o seu salário, a organização fica melhor. Desta maneira, você vai saber quanto resta de dinheiro após o pagamento das suas contas, e é com ele que você deve separar a quantia para poupar e se manter até o fim do mês. 


7. Desafie-se a não comprar nada por um dia


Muitas vezes gastamos com o que não precisamos. Agimos no impulso de comprar algo que não é necessário ou gastar com um momento que pode ser adiado ou até mesmo evitado. Se proponha ao menos um dia por mês não comprar nada. Você vai ver como uma medida simples como essa te fará refletir sobre o uso do seu dinheiro.


Você viu que mesmo ganhando pouco é possível poupar? Comece hoje mesmo a colocar em prática as dicas que passamos e você vai ver que quando menos esperar economizar vai se tornar algo natural. Para finalizar, uma sugestão legal de um curso online gratuito que o Banco Central oferece sobre Gestão de Finanças Pessoais, vale a pena dar uma conferida!


Gostou do conteúdo de hoje? Quer saber mais sobre finanças e como economizar? Acompanhe a GMR Consórcios e Seguros e confira mais dicas de como lidar com seu dinheiro.

GMR Consórcio e Seguros
Entre em contato via WhatsApp.