01/MARÇO
Consórcio
10 vantagens do consórcio que ninguém te falou

10 vantagens do consórcio que ninguém te falou

 

Conquistar a casa própria ou um carro é o sonho de muitas pessoas, mas poupar dinheiro para alcançar esses sonhos é um desafio, que muitas vezes não sabemos por onde começar. Hoje vamos conversar um pouco mais sobre o que é um consórcio e entender 10 vantagens desse tipo de negócio.

 

Um consórcio nada mais é que um grupo administrado por uma empresa, onde pessoas se reúnem por um objetivo em comum: formar uma poupança. Nesse grupo os participantes pagam mensalmente parcelas e a cada mês um deles é sorteado e recebe o que é conhecido como carta de crédito. Com a carta de crédito em mãos é possível então comprar o bem desejado, normalmente um carro ou imóvel.

 

Existem muitas vantagens nesse “modelo de poupar” e separamos 10 delas que você confere agora.

 

1.     Baixo custo do consórcio

 

No sistema de consórcios não há juros, você paga uma taxa de administração e de adesão. Quando comparado a um financiamento a prestação do consórcio costuma ser menor, e os valores de taxas variam entre as administradoras.

 

2.     Menos burocracia

 

Diferentemente do financiamento que é preciso comprovar renda mensal e atender pré-requisitos, o consórcio exige menos burocracia. Se você não tem como apresentar um holerite, por exemplo, essa é uma boa saída para obter recursos.

 

3.     Economia todo mês

 

Você se compromete a pagar uma parcela todo mês, o que te obriga a economizar o dinheiro para alcançar o objetivo desejado.

 

4.     Compra à vista

 

Quando você recebe uma carta de crédito, isto é, no momento que você é contemplado é equivalente a uma compra à vista. Portanto, você ainda pode dar aquela “chorada” na hora da compra e conseguir melhores preços e benefícios.

 

5.     Antecipação da contemplação

 

No consórcio existe o sorteio mensal, mas você pode acelerar o recebimento da carta de crédito. Como? Fazendo lances, que são na verdade a antecipação das prestações. Com isso, você diminui o prazo do pagamento ou o valor da parcela.

 

6.     Flexibilidade

 

Uma vez que você é contemplado pelo consórcio, você pode escolher por comprar um bem ou serviço dentro da categoria do seu grupo. Se você optou pelo consórcio para comprar um automóvel, por exemplo, você também pode usar a carta de crédito para comprar máquinas, equipamentos, lembrando: sempre da mesma categoria.

 

7.     Diversidade de planos

 

Ao assinar com uma administradora autorizada pelo Banco Central para fazer parte de um consórcio, você define quanto precisa para comprar o que deseja, adequando-se a valores das prestações que cabem no seu bolso. Você também decide em quanto tempo irá pagar essas parcelas, o que torna o consórcio flexível.

 

8.     Formação de patrimônio

 

Como já falamos anteriormente, você consegue criar um compromisso de poupar todo mês por meio do consórcio. Dessa maneira é possível planejar o futuro, conquistar bens e consequentemente formar ou ampliar seu patrimônio.

 

9.     Valor do bem atualizado

 

Outro benefício bastante positivo do consórcio é que para garantir que você tenha o poder de compra, o valor da carta de crédito se mantem sempre atualizado. Caso o seu consórcio dure anos, por exemplo, o valor do bem desejado varia para mais ou menos até chegar o momento de ser contemplado, e é por isso que as administradoras calculam o valor da carta de crédito reajustando o valor das parcelas pagas pelo grupo.

 

10.  Parcelamento integral

 

Para finalizar, é importante lembrar que o valor do bem ou serviço de um consórcio é dividido de forma integral nas parcelas que são pré-estabelecidas em contrato, tudo para tornar essa conquista mais acessível.

 

Gostou das dicas que a GMR separou para você hoje? Quer entender um pouco mais sobre consórcios e como poupar dinheiro? Não deixe de acompanhar mais pelas nossas mídias sociais.