loader image

AFINAL DE CONTAS, O QUE VOCÊ PAGA NO CONSÓRCIO SE NÃO EXISTEM JUROS?

Todos nós, como consumidores, desejamos comprar coisas ou fazer investimentos, mas queremos pagar por eles um valor justo, concorda? Você já deve ter escutado por aí, ou lido em algum lugar que, no consórcio imobiliário não existem juros, que isso é coisa de financiamento, e é verdade!

Mas o que você paga então nas parcelas do consórcio? Você sabe?
É isso que descobrirá por aqui hoje.

Quando você opta pelo Consórcio Imobiliário Porto Seguro, por exemplo, o que você precisa pagar:

  • Taxa de Administração

A taxa de administração é a forma de remunerar a empresa de consórcio pelo serviço que ela realiza, afinal, se responsabilizam por diversas etapas que envolvem o consórcio, como a Criação dos grupos de consórcio; Definição das formas de pagamento; Entrega dos bens; Contemplações por lance; Funcionamento dos sorteios; e além disso, as administradoras são responsáveis pela comunicação, pela checagem das documentações no momento da contemplação e pela transferência da carta de crédito. Assim, o valor cobrado por essa taxa, é devido a esse acompanhamento completo, constante e personalizado, feito para todo consorciado.

  • Fundo de Reserva

O fundo de reserva é um valor cobrado para garantir que todos que investem em um bem de alto valor não sejam prejudicados em situações adversas. Imagine que você está investindo em Consórcio Imobiliário na Porto Seguro e entre em um grupo com outros consorciados que têm o mesmo interesse que você: fazer um investimento altamente lucrativo ou conquistar sua casa. Por se tratar de um investimento coletivo (autofinanciamento) quando um consorciado deixa de contribuir, existe o risco de não haver dinheiro suficiente para o financiamento dos bens. E para evitar que a inadimplência de algum membro consorciado prejudique o investimento dos demais participantes do grupo, é cobrado esse fundo de reserva.

  • Taxa de Adesão

É uma taxa cobrada pelo serviço de representantes autônomos da administradora. Esses profissionais intermedeiam toda a negociação, analisando o perfil do interessado e elaborando estratégias para encaixá-lo no melhor plano para atingir suas metas. Essa taxa  geralmente é 2% do valor do crédito

  • Seguro

Cobre eventuais situações de inadimplência. Os valores relativos ao seguro dependem da negociação realizada entre a administradora e os segurados. Por isso, é importante verificar o contrato para descobrir o quanto essa cobrança refletirá na parcela.

Comparado às demais formas de investimento, o consórcio imobiliário não tem burocracia e todos os detalhes são criteriosamente explicados e registrados no ato da contratação.


Permita-se investir de forma segura e rentável através do consórcio imobiliário com a Porto Seguro. Entre em contato e faça uma simulação conosco.