loader image

O que é o sistema de consórcio e como participar

Se você tem pensado em fazer consórcio para adquirir algum bem ou até mesmo serviço, provavelmente já deve ter se perguntado o que de fato é o consórcio e como ele funciona. Exatamente por isso, através desse artigo, você descobrirá o que é e como ele funciona.

O que é consórcio

O consórcio pode ser considerado uma arte: a arte de poupar em grupo! É isso mesmo, pois é a união de várias pessoas ou participantes, que contribuem todos os meses, e forma a poupança comum chamada “fundo comum”.

Como funciona

O fundo comum é utilizado por todos os que são participantes do grupo para poder realizar a aquisição de um bem ou serviço. Essa modalidade de compra, por ser financiada pelos próprios participantes através de suas parcelas mensais, é chamada de autofinanciamento.

Sorteio e contemplação

De acordo com a disponibilidade do caixa, no sorteio, um ou mais participantes do grupo são contemplados para fazer a utilização do crédito contratado, independente do número de prestações que tenha pagado. No sorteio os participantes concorrem igualmente a contemplação, portanto, ela pode acontecer entre o primeiro até o último mês do grupo

sem possibilidade de previsão de data.

Existem formas de aumentar as chances de contemplação, uma delas é realizando lances. No lance o participante/consorciado oferta um valor que será abatido no saldo devedor. Mesmo com o lance não é possível garantir a contemplação, pois depende da oferta dos demais participantes.

Como entrar no Sistema de Consórcios?

Para isso, o mais indicado é procurar uma administradora que seja especialista em consórcio. A GMR está há mais de 13 anos no mercado de consórcio e representa uma das maiores e renomadas administradoras de crédito que é a Porto Seguro.

Entre em contato agora conosco e receba gratuitamente uma consultoria sobre o consórcio.