Quem está à procura de um meio para comprar uma casa ou apartamento, normalmente recorre a duas possibilidades: consórcio imobiliário ou financiamento.
Mas você sabe qual dessas opções é a melhor? Vamos te mostrar agora.
O que é financiamento imobiliário
No financiamento imobiliário você faz um contrato com uma instituição financeira que intermedeia a compra de um imóvel ainda que você não tenha recursos suficientes para fazer o pagamento. Um benefício do financiamento é a aquisição rápida do bem desejado, porém, se paga um preço bem alto por isso:
- Taxas de juros altas: ainda que as parcelas sejam fixas, elas contém juros elevados, considerando o valor do bem no momento da compra. Isso faz com que os recursos aplicados durante o financiamento sejam maiores do que no consórcio;
- Burocracia: as instituições financeiras exigem vários documentos para aprovar o crédito;
- Desvalorização do seu dinheiro: durante o financiamento o valor dos recursos aplicados será superior ao do bem adquirido no momento da compra. Isso significa que você perdeu dinheiro e oportunidades de usá-lo para fazer atividades que proporcionam muita alegria (viagens, jantar em restaurantes, investir, etc.).
O que é consórcio imobiliário
No consórcio, a cada mês, todos os integrantes contribuem com um determinado valor que é definido conforme o valor do crédito escolhido. A pessoa que está interessada em fazer consórcio garante uma cota e passa a fazer parte de um grupo.
Até o final do consórcio, durante todos os meses, um participante ou mais é contemplado e recebe o valor necessário para fazer a compra do seu imóvel. Cada consorciado tem a possibilidade de fazer lances para aumentar as chances de contemplação e garantir sua carta de crédito de maneira mais rápida.
As vantagens do consórcio:
- Não há cobrança de taxa de juros: o consórcio não tem juros, há apenas uma taxa de administração que é cobrada nos consórcios, que é totalmente diluída nas parcelas durante todo o prazo de pagamento, além de ser bem inferior quando comparada às taxas dos bancos;
- Variedade de prazos e planos: você é quem escolhe plano que mais se adequa com a sua condição de investimento;
- É possível tentar acelerar a contemplação: há duas maneiras de ser contemplado no consórcio: lance e sorteio;
- Liberdade para usar o crédito: você pode utilizar o crédito para comprar uma casa, apartamento, terreno, ou reformar.
Como fazer um consórcio
Você pode procurar a GMR que é especialista em investimentos através do consórcio imobiliário. Oferecemos uma consultoria gratuita para que você aprenda tudo sobre consórcio antes de fechar seu contrato.
Entre em contato conosco agora.