loader image

Qual a diferença entre consórcio e financiamento imobiliário e qual possui mais vantagens?

Quem está à procura de um meio para comprar uma casa ou apartamento, normalmente recorre a duas possibilidades: consórcio imobiliário ou financiamento.

Mas você sabe qual dessas opções é a melhor? Vamos te mostrar agora.

O que é financiamento imobiliário

No financiamento imobiliário você faz um contrato com uma instituição financeira que intermedeia a compra de um imóvel ainda que você não tenha recursos suficientes para fazer o pagamento. Um benefício do financiamento é a aquisição rápida do bem desejado, porém, se paga um preço bem alto por isso:

  • Taxas de juros altas: ainda que as parcelas sejam fixas, elas contém juros elevados, considerando o valor do bem no momento da compra. Isso faz com que os recursos aplicados durante o financiamento sejam maiores do que no consórcio;
  • Burocracia: as instituições financeiras exigem vários documentos para aprovar o crédito;
  • Desvalorização do seu dinheiro: durante o financiamento o valor dos recursos aplicados será superior ao do bem adquirido no momento da compra. Isso significa que você perdeu dinheiro e oportunidades de usá-lo para fazer atividades que proporcionam muita alegria (viagens, jantar em restaurantes, investir, etc.).

O que é consórcio imobiliário

No consórcio, a cada mês, todos os integrantes contribuem com um determinado valor que é definido conforme o valor do crédito escolhido. A pessoa que está interessada em fazer consórcio garante uma cota e passa a fazer parte de um grupo.

Até o final do consórcio, durante todos os meses, um participante ou mais é contemplado e recebe o valor necessário para fazer a compra do seu imóvel. Cada consorciado tem a possibilidade de fazer lances para aumentar as chances de contemplação e garantir sua carta de crédito de maneira mais rápida.

As vantagens do consórcio:

  • Não há cobrança de taxa de juros: o consórcio não tem juros, há apenas uma taxa de administração que é cobrada nos consórcios, que é totalmente diluída nas parcelas durante todo o prazo de pagamento, além de ser bem inferior quando comparada às taxas dos bancos;
  • Variedade de prazos e planos: você é quem escolhe plano que mais se adequa com a sua condição de investimento;
  • É possível tentar acelerar a contemplação: há duas maneiras de ser contemplado no consórcio: lance e sorteio;
  • Liberdade para usar o crédito: você pode utilizar o crédito para comprar uma casa, apartamento, terreno, ou reformar.

Como fazer um consórcio

Você pode procurar a GMR que é especialista em investimentos através do consórcio imobiliário. Oferecemos uma consultoria gratuita para que você aprenda tudo sobre consórcio antes de fechar seu contrato.

Entre em contato conosco agora.