loader image

Saiba o que é a contemplação e como ela funciona

Você que está pensando em fazer consórcio, precisa entender cada etapa e processo que compõe essa modalidade de investimento. Por isso, hoje vamos te ensinar o que é a contemplação, como ela funciona e quais as maneiras de contemplação.

Para que você consiga entender ainda melhor sobre a contemplação, é importante saber logo de início que diferente do financiamento e até mesmo da compra à vista, com o consórcio você precisa de um tempo para conquistar o seu bem.

Suas vantagens são diversas:

  • Não tem cobrança de juros;
  • Você utiliza o FGTS para lance;
  • Recebe a carta de crédito para compra do seu bem à vista;
  • Tem maior poder de compra no mercado.

Agora, o que é essa tal de contemplação?

É o momento mais esperado pelos consorciados dentro do período em que estão participando de um consórcio. A contemplação é quando a pessoa tem acesso à carta de crédito, que corresponde ao bem que selecionou para compra.

Quando contemplado, você pode utilizar o valor da carta de crédito para comprar seu bem, seja um carro, imóvel, um terreno, e até mesmo utilizar a carta para  fazer uma reforma ou construir.

A grande vantagem do consórcio é ter o valor do seu bem à vista para compra, o que proporciona um maior poder de negociação e compra, como já informado anteriormente. Existem casos em que você pode ter até 10% de desconto nesse tipo de compra – um valor bem significativo, principalmente em bens de alto valor, como casa ou carro.

Formas de Contemplação:

Contemplação por sorteio: o sorteio é a forma mais comum de contemplação em um consórcio. Nas assembleias, os sorteios são realizados mensalmente.

Contemplação por lance: se você não quiser aguardar o sorteio para ser contemplado, pode fazer uma proposta de lance onde você pode inserir um valor a mais que daria pela sua cota, com o objetivo de ser contemplado com antecedência.

Se o seu valor for o maior da assembleia (pelo lance livre), você é o contemplado, e a sua proposta é debitada pela administradora.

Para aumentar as suas chances de contemplação, aproveite para juntar um bom dinheiro e, assim, ter acesso com antecedência à sua carta de crédito.

Por mais que existam o sorteio e o lance, nenhuma administradora consegue garantir quando acontecerá a contemplação. Isso pode acontecer nos primeiros meses ou até mesmo quando estiver perto de concluir o pagamento da sua cota.

Na dúvida de qualquer etapa do consórcio, saiba que a GMR está à sua disposição com uma consultoria 100% gratuita. Com ela você saberá de tudo sobre consórcio e poderá investir de maneira segura em consórcio.

Peça a sua consultoria aqui.