Deseja comprar uma casa? Então você deve estar pensando se escolhe o consórcio ou financiamento para isso. Entenda neste texto o que é o consórcio e o que é o financiamento, e qual deles é mais vantajoso para você!
Então, vamos lá!
Como funciona o consórcio
No consórcio várias pessoas que se unem com um mesmo objetivo: a compra de um bem! Esse bem pode ser um carro, imóvel, serviço, entre outros. Todas essas pessoas são organizadas em um grupo e o número de integrantes varia de acordo com a administradora do consórcio, no caso da Porto o número é bem reduzido.
Mensalmente são depositadas as parcelas de cada membro do grupo em um fundo comum, que subsidia a carta de crédito. Assim, todo mês ocorre a contemplação por sorteio ou lance até que todos os integrantes sejam contemplados.
Formas de contemplação
Existem duas formas de ser contemplado quando se faz consórcio.
Sorteio: realizado mensalmente.
Lance: que corresponde a um percentual do valor do bem desejado.
Escolhendo o lance na assembleia mensal (uma reunião para que os membros do grupo saibam como anda o negócio e para a realização dos lances e/ou sorteios) você estará, na verdade, antecipando as parcelas e, além disso, aumentará as suas chances de contemplação.
Por falar em contemplação, o tempo médio para que ela aconteça é de 36 meses.
No consórcio não existem juros, existe uma taxa de administração que remunera a empresa de consórcio pelo serviço. Ao longo do tempo, reajustes são realizados no valor da parcela, pois, os imóveis e os veículos sofrem variações de preços que são provocadas pela inflação ou por outros fatores de mercado. Dessa forma, você continua com o seu poder de compra e negociação quando a contemplação acontece.
Como funciona o financiamento
O financiamento é um jeito de comprar algo de maneira parcelada, porém com grande acréscimo de juros. Diversos bancos oferecem a possibilidade de financiamento, e o que diferencia são as condições de pagamento, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.
Para quem deseja comprar um imóvel de maneira breve, o financiamento parece interessante, mas não se engane, cuidado! Com ele, mesmo após a compra do imóvel, ele continua sendo do banco. Com o valor de juros aplicados, a tendência é que você pague até três vezes (3x) mais do que realmente vale seu patrimônio.
Vale ressaltar aqui que, o consórcio traz mais vantagens do que o financiamento. Veja algumas:
- O consórcio não tem juros;
- Sua cota de crédito é valorizada com o passar do tempo mantendo seu poder de compra no mercado;
- No consórcio você pode utilizar o FGTS;
- No consórcio você compra de maneira planejada;
- Sua compra é à vista
- As parcelas costumam ser bem baixas, ou seja, combinam com qualquer perfil financeiro;
- Com a carta de crédito em mãos é você quem escolhe: comprar, construir ou reformar!
Então, se você leu até aqui, deve ter percebido que a única vantagem do financiamento é a brevidade para conquistar seu objetivo, mas não vale pagar até três vezes mais do que vale seu bem.
Agora é com você!
Continua na dúvida?
Estamos há mais de 12 anos no mercado de investimento em consórcio imobiliário, sabemos o que realmente é vantajoso para você e fundamental que você entenda como funciona passo a passo antes de decidir pelo caminho que aparentemente é o mais simples.
Entre em contato agora conosco.
Para falar conosco e receber uma consultoria gratuita, clique aqui.