loader image

Consórcio ou financiamento? Saiba qual a melhor forma de comprar a sua casa

Se você tem pesquisado sobre como fazer para comprar uma casa ou quer saber se é melhor financiar ou fazer um consórcio, está no lugar certo! De uma vez por todas, sem enrolação, você entenderá o que é o consórcio e o que é o financiamento. O que será que cada um deles pode te oferecer de bom?

Vamos lá!

Como funciona o consórcio

No consórcio há várias pessoas que se unem com um mesmo objetivo: a compra de um bem! Esse bem pode ser um carro, imóvel, serviço, entre outros. Todas essas pessoas são organizadas em um grupo e o número de integrantes varia de acordo com a administradora do consórcio, no caso da Porto Seguro o número é bem reduzido.

Mensalmente são depositadas as parcelas de cada membro do grupo em um fundo comum, que subsidia a carta de crédito. Assim, todo mês ocorre a contemplação por sorteio ou lance até que todos os integrantes sejam contemplados.

Existem duas formas de ser contemplado no sistema de consórcios.

Sorteio: realizado mensalmente.

Lance: que corresponde a um percentual do valor do bem desejado.

Quem opta por lance na assembleia mensal (uma reunião para que os membros do grupo saibam como anda o negócio e para a realização dos lances e/ou sorteios) está na verdade antecipando as parcelas e aumentando as suas chances de contemplação.

O tempo médio para contemplação costuma ser de 36 meses.

No consórcio não existem juros, existe uma taxa de administração que remunera a empresa de consórcio pelo serviço. Existem reajustes no valor da parcela, pois, ao longo do tempo, os imóveis e os veículos sofrem variações de preços que são provocadas pela inflação ou por outros fatores de mercado. Assim você continua com o seu poder de compra e negociação quando contemplado ou contemplado.

Como funciona o financiamento

O financiamento é um jeito de comprar algo de maneira parcelada, porém com acréscimo de juros. Diversos bancos oferecem a possibilidade de financiamento, e o que diferencia são as condições de pagamento, como as taxas de juros cobradas, a duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.

Para quem deseja brevidade na compra de um imóvel, o financiamento parece interessante, mas cuidado! No financiamento, mesmo após ter comprado a sua casa, ela continua sendo do banco. E com o valor de juros aplicados, a tendência é que você pague até três vezes (3x) mais do que realmente vale seu patrimônio.

Vale ressaltar aqui que, no consórcio você tem muito mais vantagem do que no financiamento. Listamos alguns:

  • O consórcio não tem juros;
  • Sua cota de crédito é valorizada com o passar do tempo mantendo seu poder de compra no mercado;
  • No consórcio você pode utilizar o FGTS;
  • No consórcio você compra de maneira planejada;
  • Sua compra é à vista
  • As parcelas costumam ser bem baixas, ou seja, combinam com qualquer perfil financeiro;
  • Com a carta de crédito em mãos é você quem escolhe: comprar, construir ou reformar!

Se você leu até aqui, deve ter percebido que a única vantagem do financiamento é a brevidade para conquistar seu objetivo. Mas será que vale pagar até 3x mais?

Na dúvida, entre em contato agora conosco.


Estamos há mais de 12 anos no mercado de investimento em consórcio imobiliário, sabemos o que realmente é vantajoso para você e fundamental que você entenda como funciona passo a passo antes de decidir pelo caminho que aparentemente é o mais simples.

Clique aqui para falar conosco e receba uma consultoria gratuita.