loader image

O que ninguém fala sobre consórcio: vantagens, desvantagens e estratégias

Entenda porque o consórcio é a forma mais inteligente e econômica para quem quer adquirir um bem

Se você chegou nesse texto não foi por acaso. Está pensando em comprar um imóvel, um carro, ou tem planos de reformar a sua casa? Então se prepare, pois nesse texto você encontrará o que, normalmente, ninguém fala sobre o consórcio.

Já começamos afirmando que consórcio não é financiamento. Pode soar como óbvio, mas acredite, existem pessoas que ainda confundem as modalidades de investimento.

Como funciona o consórcio

O consórcio é uma compra colaborativa, onde várias pessoas dentro de um grupo têm um objetivo em comum. Pode ser a compra de um imóvel, de um carro e de outros bens e serviços.

A primeira e principal vantagem do consórcio, é que ele não tem juros! Já no financiamento não é assim. Sabe aquela história que escutamos muito por aí de pagar o dobro ou o triplo do que você de fato precisa pagar por algum bem? Isso NÃO acontece no consórcio, mas no financiamento sim!

Mas como hoje não viemos falar somente das vantagens, vamos ao que pode ser um desafio no consórcio? O tempo para receber a sua carta de crédito para a compra do seu patrimônio, ou seja, a contemplação, pode levar um tempo maior para acontecer, quando comparado a um financiamento. No financiamento você paga um valor muito alto para conquistar o seu objetivo, mas tendo toda a documentação analisada e aprovada pela financeira, você já recebe o crédito em mãos.

Mas o que fazer se você não quer esperar tanto para ser contemplado?

No consórcio existem estratégias que, quando seguidas à risca, podem acelerar esse processo. Quer saber uma delas? Lances! Conheça um pouco mais sobre os dois principais tipos de lance:

  • Lance Livre: você oferece de uma parcela até o valor total para quitar o consórcio.
  • Lance Fixo: você oferta 40% do valor total da sua carta de crédito e concorre com os demais participantes que também fizeram seu lance nessa mesma modalidade.

Outra vantagem do consórcio é o comprometimento financeiro pequeno, ou seja, como você não paga pelos juros acaba sendo um alívio financeiro, seu bolso agradece e muito!

É sempre importante considerar que essa modalidade de investimento é de médio a longo prazo, portanto, precisa se programar. Não é possível parar o investimento a qualquer momento e pegar seu dinheiro de volta. Mas caso aconteça algum imprevisto, não se preocupe, existem soluções como a de vender a sua cota, entre outras.

Deu para perceber que, para tudo no consórcio existe um jeito estratégico? O que você precisa fazer para se decidir pelo consórcio é saber de todas as regras do “jogo”, as vantagens e possíveis desafios, escolher uma cota que combine com o seu perfil financeiro e ter ao lado uma corretora de investimento que não meça esforços para te auxiliar na conquista do seu objetivo!

Por isso, saiba que a GMR é especialista em consórcio imobiliário entre outras modalidades.

Entre em contato conosco agora e tenha mais informações de como você pode mudar sua vida!