Taxa Selic em alta? Mas calma! Você sabia que ela não tem impacto algum sobre o consórcio? Então, vamos explicar o motivo neste texto.
O que é a taxa Selic
A taxa Selic representa os juros básicos da nossa economia. Por isso, todos os movimentos dela influenciam nas taxas de juros praticadas no país.
A projeção para a Selic no fim deste ano ficou estável em 13,75% ao ano no Relatório de Mercado Focus da última semana, ante 13,25% há um mês.
Por que a taxa Selic não impacta os consórcios?
Os consórcios – consórcio imobiliário, automotivo, entre outros – não são impactados diretamente pela taxa Selic, mas sim diretamente e de uma maneira altamente positiva, já que financiar e fazer empréstimos ficam ainda mais caras.
Exemplo disso é que quando a Selic se eleva, vários bancos logo anunciam o aumento nas taxas de juros do financiamento imobiliário, o contrário do que acontece no consórcio.
Vantagens do consórcio
O único custo que um consorciado possui, agregado às parcelas, é a taxa de administração, que é paga para a administradora por gerir o grupo. Essa taxa não tem vínculo com a Selic e, consequentemente, não segue o movimento dos juros dos financiamentos. Sendo assim, com o aumento da Selic, o consórcio acaba se tornando uma alternativa muito mais vantajosa quando comparado com qualquer outro tipo de investimento.
Além disso, através do consórcio você:
- tem seu poder de compra protegido e aumentado no mercado;
- pode realizar lances estratégicos para aumentar sua chance de contemplação;
- tem liberdade para compra desde que mantenha a natureza do bem formalizado em contrato;
- realiza uma compra planejada e inteligente;
- entre outras.
Portanto, esse é o melhor momento para apostar no consórcio para conquistar o seu bem.
A GMR é uma corretora de investimentos especialista em consórcio de auto e imobiliário. Peça agora mesmo uma consultoria gratuita e economize seu dinheiro investindo em algo seguro e justo: o consórcio.