loader image

Dicas de como fazer consórcio de maneira segura

É importante que ao buscar conquistar a sua meta ou sonho de comprar uma casa através do consórcio, você siga alguns passos importantes para sua segurança. Nesse artigo você vai saber em detalhes o que é fundamental antes de fechar um consórcio.

Procure uma administradora de consórcios autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil

A administradora de consórcios é a empresa que organiza e administra os grupos de consórcios. O Banco Central do Brasil, de acordo com a Lei nº 11.795/2008, é a autoridade competente para normatizar e fiscalizar o Sistema de Consórcios no Brasil.

Sendo assim, sempre consulte o site do Banco Central para conferir a relação de empresas autorizadas, em www.bcb.gov.br, ou clique aqui e encontre uma administradora associada à ABAC.

Antes de assinar o contrato de participação em grupo de consórcio, é essencial que você:

  • Leia atentamente as cláusulas do contrato para conhecer seus direitos e obrigações;
  • Verifique se o valor do crédito e o prazo de duração do grupo constam no contrato;
  • Confira os percentuais de contribuições (taxa de administração e, se houver, fundo de reserva e/ou seguro) e as demais despesas que serão cobradas;
  • Certifique-se quanto ao critério de correção do crédito que será aplicado pela administradora e às garantias que você deverá fornecer para retirar o bem ao ser contemplado;
  • Verifique as regras de contemplação por sorteio e lance, a forma de antecipação de pagamento de prestações e a possibilidade de optar por crédito de menor ou maior valor antes da contemplação;
  • Certifique-se de que aquilo que foi prometido, em propaganda ou pelo vendedor, consta do contrato. Desconsidere promessas verbais: todos os direitos e obrigações do consorciado devem estar estabelecidos no contrato.

A GMR está no mercado de investimento imobiliário há mais de 12 anos como representante da Porto Seguro. Entre em contato agora conosco e receba uma consultoria gratuita sobre consórcio imobiliário.