Nas últimas semanas muito tem sido falado a respeito do consórcio para comprar uma casa, mas você sabe como funciona, quais são as vantagens e porque tanta gente está investindo nessa modalidade de investimento para comprar um imóvel?
Esse artigo vai responder a todas essas perguntas!
Vamos juntos?
Segundo a ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), o consórcio imobiliário teve um aumento de 68,9% nas cotas vendidas de Janeiro a Julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2020. Essa modalidade de investimento atrai vários consumidores e alguns dos motivos são:
- Não tem juros;
- Não precisa da comprovação de renda;
- Pode utilizar o FGTS;
- Aumenta seu poder de compra no mercado;
- Entre outros.
Entenda como funciona o consórcio
A cada mês, todos os integrantes de um mesmo grupo contribuem com uma determinada parcela que é definida conforme o valor do crédito. Até a quitação das parcelas, todos os meses um ou mais participantes são contemplados e obtêm o valor necessário para fazer a compra do imóvel.
Existem vários tipos de planos para aqueles que querem fazer o consórcio e através de uma consultoria você pode descobrir qual é o seu perfil de investidor e qual o melhor valor de parcela a ser paga mensalmente.
Saiba como melhorar as chances de contemplação
Para que haja a possibilidade de uma contemplação mais rápida, existem os lances.
Através deles, mais de uma pessoa pode ser contemplada.
Há ainda uma opção na qual o contrato prevê lances fixos, normalmente 40% do valor total do financiamento, e o sorteio ocorre apenas entre as pessoas que fizeram aquela oferta.
Além disso, em 2009, ficou estabelecido que o FGTS também pode ser utilizado no consórcio imobiliário. Com o saldo do FGTS, o consorciado pode pagar as parcelas, ofertar um lance ou complementar o valor do crédito. Após a contemplação, o benefício ainda pode ser usado para quitar o saldo devedor.
Faça uma consultoria totalmente gratuita conosco e perceba o quanto o consórcio imobiliário é vantajoso para você.